Qualidade da Água
A água é um produto natural, mas deve ser tratada e vigiada de forma contínua, para que o ser humano a possa utilizar e consumir sem qualquer risco para a sua saúde.
A qualidade da água fornecida aos seus consumidores é uma preocupação constante da Águas do Lena.
A Águas do Lena tem vindo a apostar e intervir no desenvolvimento de novos processos de tratamento e desinfeção de água, realizando ao longo de todo o seu processo milhares de análises para monitorizar a evolução da qualidade da água.
Com a entrada em vigor do Decreto-lei n.º 306/2007, de 27 de Agosto, a Águas do Lena, passou a reportar os resultados de monitorização da qualidade da água distribuída em função dos novos requisitos de qualidade.
A nova legislação, mais exigente e complexa, tem como premissa avaliar a qualidade da água na torneira do consumidor. Deste modo, ao longo do ano, a Águas do Lena, de acordo com o Plano de Controlo da Qualidade da Água previamente aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), irá realizar análises junto da torneira do consumidor ou seja em consumidores particulares, escolas, infantários, hospitais, cafés e outros locais públicos, de forma a obter uma imagem representativa da qualidade da água distribuída em todo a zona abrangida.
Embora não obrigatório por lei, a Águas do Lena estabeleceu, numa ótica complementar, um Programa de Controlo Operacional através da qual realiza:
- Monitorização do desinfetante residual na rede de distribuição;
- Controlo bacteriológico nos reservatórios do sistema;
- Monitorização do PH na rede de distribuição.
Com o objetivo de garantir e assegurar a qualidade da água do Concelho da Batalha, trabalhamos continuamente, em colaboração com a entidade reguladora - ERSAR e outras entidades ligadas ao sector nomeadamente a Autoridade de Saúde e Câmara Municipal.
Pode consultar os Relatórios da Qualidade da Água no menu Relatórios.